top of page

2023 - Atual - Formação-Profissão: a construção de um terceiro lugar na formação inicial de professores de Química

Descrição: Nosso objetivo é compreender o movimento de construção da identidade profissional docente em disciplinas do curso de licenciatura nas quais professores de educação básica trabalhem com alunos em formação. Para tanto, por meio de articulação da tríade pesquisa-ensino-extensão, é prevista a participação de professores de educação básica da área de Química nas disciplinas de Práticas Pedagógicas de Química I e II do curso de Ciências Licenciatura, trajetória Química. Esses professores desenvolverão atividades junto com os licenciandos atuando como formadores. Assim, ao final de etapas de avaliação dos trabalhos e da disciplina, os participantes serão convidados a compartilhar suas histórias de vida profissional com foco nas práticas pedagógicas. Esses registros escritos e/ou áudio-gravados comporão o inventário de dados. Também comporão o inventário as tarefas por eles desenvolvidas. As análises serão construídas por meio de narrativas dos professores de educação básica e licenciandos a partir de contribuições de duas diretrizes metodológicas: i) método das histórias de vida (GOODSON, 2020) e ii) a mônada como dispositivo metodológico para analisar as narrativas dos professores e alunos (PETRUCCI-ROSA, 2017) em diálogo com a literatura do campo da formação de professores. Esperamos contribuir com o avanço teórico do conhecimento profissional docente definido por António Nóvoa e fortalecer um movimento de institucionalização de um espaço para participação de professores de educação básica em disciplinas do curso de Licenciatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Thiago Antunes Souza - Coordenador / Renata Helena Pin Pucci - Integrante / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Maria Inês Petrucci Rosa - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5

2023 - Atual - História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto

Descrição: Este projeto apresenta dois objetivos: o primeiro é preservar a memória do ensino de ciências a partir da organização de um acervo digital institucional aberto no qual serão priorizados os documentos do processo de constituição da área do ensino de Química entre as décadas de 1960 e 1990 e o segundo é analisar o processo de elaboração das propostas de ensino e da constituição da comunidade de ensino de Química. O trabalho de construção do repositório consistirá em selecionar, digitalizar e catalogar documentos produzidos pelos professores que atuaram no ensino de Química neste período e a análise se valerá dos aportes teóricos da história cultural. Espera-se que os resultados contribuíam com a compreensão da formação da área de educação Química e, consequentemente, com a formação de professores de ciências nos curso de graduação e pós-graduação. Além disso, há a expectativa de que o projeto contribua com o processo de internacionalização das pesquisas em história da educação ao buscar uma interlocução com pesquisadores argentinos com o objetivo de identificar possíveis nexos entre os dois países latino-americanos nos processos educativos para o ensino das ciências.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Thiago Antunes Souza - Integrante / Renato Barboza - Integrante / Reginaldo Alberto Meloni - Coordenador / Wiara Rosa Rios Alcantara - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

2022 - Atual - Inovar, empreender, modernizar: (Neo)tecnicismo nas universidades estaduais paulistas

 

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andreza Barbosa em 26/09/2022.

Descrição: O tecnicismo pedagógico, tendência de destaque na educação brasileira na década de 1970, teve seus pressupostos questionados pelo campo educacional na década seguinte e foi retomado de forma paulatina por ocasião da implantação das reformas educacionais de caráter gerencialista nos anos de 1990. Com forte apoio das tecnologias digitais, o neotecnicismo pedagógico tem sido associado às denominadas metodologias ativas de ensino e à inovação da educação. Esses pressupostos, já difundidos na educação básica e na educação superior privada, chegam recentemente às universidades públicas que, mesmo com reconhecida crítica, observada principalmente na produção dos últimos 20 anos sobre ensino na educação superior, passam a incorporar o neotecnicismo ao discurso da modernização dos cursos de graduação, fenômeno que constituirá o foco central deste projeto de pesquisa. As universidades públicas estaduais paulistas (Usp, Unesp e Unicamp) têm publicado editais internos de chamada de propostas voltadas à modernização do ensino de graduação por meio de mudanças nos currículos e incorporação de novas metodologias. Frente a isso, o objetivo do projeto é compreender a presença do neotecnicismo pedagógico nas três instituições paulistas por meio da análise de editais destinados à chamada modernização e/ou inovação dos cursos de graduação. A questão norteadora é: quais são os pressupostos pedagógicos que se expressam em tais editais e quais suas relações com o contexto político atual posto para a educação superior? Para tal, essa investigação será desenvolvida em três etapas complementares: i) elaboração de estado do conhecimento dos últimos 20 anos sobre a dimensão do ensino na educação superior brasileira; ii) identificação e análise de editais voltados à modernização e/ou inovação dos cursos de graduação; iii) realização e análise de entrevistas com os profissionais responsáveis pela elaboração e acompanhamento desses editais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thiago Antunes Souza - Integrante / Thiago Borges de Aguiar - Integrante / Renata Helena Pin Pucci - Integrante / Andreza Barbosa - Coordenador / Luciana Haddad Ferreira - Integrante / Maria José da Silva Fernandes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2023 - Atual - Educação em ciências e desenvolvimento humano: atividade, aprendizagem e natureza do conhecimento científico

Descrição: O projeto de pesquisa em questão demarca um estudo teórico-filosófico que visa aprofundar as contribuições para uma filosofia da educação em ciências, sobretudo no que diz respeito às relações entre as discussões acerca da natureza da ciência (questões históricas, filosóficas e sociológicas sobre a ciência), aprendizagem de ciências e desenvolvimento humano na educação em ciências. De modo mais específico, busca-se:- Aprofundar, do ponto de vista teórico, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento humano, em particular na perspectiva cultural-histórica;- Analisar, na literatura específica, quais conjuntos teóricos têm balizado as reflexões acerca da aprendizagem e do desenvolvimento humano na educação em ciências;- Analisar, na literatura específica, quais de justificativas e/ou perspectivas teóricas têm sustentando a utilização reflexões acerca da natureza da ciência para a aprendizagem de ciências;- Explorar e desenvolver categorias que permitam compreender e formular de modo sistemático e consistente um papel para o estabelecimento de relações entre as perspectivas de natureza da ciência (filosóficas, históricas e sociológicas), aprendizagem de ciências e desenvolvimento humano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Juliano Camillo - Coordenador.

2022 - Atual - Processos de refração nas práticas curriculares na área de Ciências da Natureza do Ensino Mèdio

Descrição: A presente proposta faz parte da minha trajetória de pesquisa trilhada, na última década, conjuntamente com uma equipe de pós graduandas e pós graduandos, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Partindo de um referencial teórico inspirado nas contribuições de I.F.Goodson, opero com um dispositivo analítico apoiado pelo conceito de refração e pelos estudos históricos desenvolvidos por esse autor com o intuito de compreender a produção de políticas públicas em diferentes níveis institucionais. Dentre seus objetivos, a pesquisa procura compreender dinâmicas de (des)estabilização disciplinar no currículo do Ensino Médio brasileiro, a partir do conjunto de políticas curriculares expresso pela Base Nacional Comum Curricular do Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Busca também ampliar a compreensão acerca das possibilidades de integração curricular, considerando processos de refração possíveis entre os níveis macro, meso e micro das políticas curriculares. E, por fim, compreender como tais processos de refração acontecem focalizando práticas docentes narradas, advindas de diferentes períodos históricos das políticas curriculares voltadas para o ensino médio secundário brasileiro, tendo como referência os tempos pré e pós promulgação da BNCC. Metodologicamente, o projeto vai operar com os conceitos de narrativa sistêmica e narrativa de histórias de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .


Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador / Paola Fernanda Guidi Oliveira - Integrante / Lucas Massensini de Azevedo - Integrante / Fernanda Albuquerque de Oliveira - Integrante.

2019 - 2021 - Discplinas Escolares do Ensino Médio na relação com a BNCC e as propostas estaduais: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador.

2016 - 2019 - DISCIPLINAS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: DESLOCAMENTOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DE PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS

Descrição: A presente proposta é constituída por um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Unicamp-S.P., com preocupação principal voltada para alguns dos efeitos produzidos a partir da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, desenvolvida pelo Ministério da Edu-cação. De fato, observa-se que desde o início do presente século, as políticas públicas curri-culares voltadas para o Ensino Médio vem preconizando o trabalho pedagógico em áreas de conhecimento, colocando em segundo plano o fortalecimento das disciplinas escolares em suas dinâmicas particulares. Trabalhando com referencial teórico do campo do currículo, notadamente as contribuições do prof. Ivor Goodson (Universidade de Brighton ? U.K.), pretende-se compreender como a noção de disciplina escolar vem sendo considerada nos documentos curriculares e quais os impactos pretendidos pelas propostas curriculares no trabalho pedagógico disciplinar sempre em tensão com as possibilidades de práticas interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, será constituído um acervo com os documentos curriculares oriundos da BNCC e também das propostas curriculares estaduais consideradas para elaboração da BNCC. Além disso, serão realizadas entrevistas com elaboradores do documento curricular BNCC, as quais serão desenvolvidas na perspectiva de narrativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador / Maurício Compiani - Integrante / Claudia Amoroso Bortolato - Integrante / Sílvia Fernanda de Mendonça Figuerôa - Integrante / Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias - Integrante / Henrique Carvalho Calado - Integrante.

2016 - 2019 - AS DISCIPLINAS ESCOLARES E O CURRÍCULO NARRADO NO FACEBOOK: um estudo sobre as comunidades

Descrição: O presente projeto se propõe a investigar como as disciplinas escolares são narradas em comunidades virtuais denominadas Professores de..., presentes na rede social Facebook. Para isso, parte de um referencial teórico advindo das contribuições de Ivor Goodson, em especial, a compreensão de que existem tradições que marcam a natureza das disciplinas escolares e, adota como método a análise documental do material presente na rede, com especial atenção para as postagens presentes nas referidas comunidades. Nesse contexto, o presente projeto pretende investigar como disciplinas escolares são narradas nas comunidades de professores na rede social Facebook. A escolha pela rede se justifica à medida que nos últimos anos, o acesso e a criação de comunidades com esse tema cresceram acentuadamente, passando a compor o rol de discursos constitutivos das disciplinas escolares no currículo da educação básica. Para Lopes (2005), há um hibridismo de discursos que constituem as disciplinas escolares. Dentre eles, destacamos nesse projeto, os discursos advindos da rede social, frequentada virtualmente por professores de diferentes disciplinas escolares. Com esse investimento teórico analítico, o projeto pretende contribuir para uma maior compreensão acerca dos discursos presentes na constituição das disciplinas escolares no cenário das políticas curriculares do Ensino Médio contemporâneo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador.

2015 - 2015 - Formação Docente em Disciplinas Escolares: compreendendo jogos de identidades e formas de integração curricular no Ensino Médio

Descrição: Projeto de pesquisa realizado em intercâmbio na University of Brighton, sob supervisão do prof. Ivor G. Goodson, com fomento da CAPES, processo no. 02594/2015-3, Programa Estágio Senior, Chamada II 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador / Ivor F. Goodson - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

2013 - 2016 - Formação Docente em Disciplinas Escolares: compreendendo formas de integração curricular no Ensino Médio.

Descrição: Este projeto de pesquisa se apresenta como um desdobramento da investigação desenvolvida anteriormente entre 2009-2012, que focalizou principalmente as narrativas de professores experientes frente às tensões provenientes entre sua formação disciplinar (professor de...) e a constituição identitária de seu campo profissional. Nesse âmbito, foi possível depreender a permanência da disciplina escolar como uma espécie de nicho ou de blindagem que marca a presença dos educadores na escola, tornando-os praticantes da cultura da escola, que é marcada por ritos e tradições. A formação disciplinar se articula às redes de poder e de disputa que se coadunam na produção dos saberes escolares que configuram o currículo do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. A busca de compreensão dessa problemática se dá no encontro com os documentos curriculares (BRASIL,1999; 2006) que preconizam práticas curriculares integradas para o Ensino Médio que, a princípio, parecem estar ainda longe de se aproximarem das tradições escolares e que de alguma forma, mesmo que palidamente, produzem tensões em identidades docentes disciplinares. Nessa perspectiva, as questões de pesquisa que norteiam o projeto aqui apresentado são expressas da seguinte maneira: Considerando o esmaecimento das práticas interdisciplinares no Ensino Médio, quais seriam as potencialidades do envolvimento de professores em formação inicial na cultura da escola dinamizando tais práticas? Como as identidades docentes disciplinares já forjadas no contexto das licenciaturas são fragmentadas e rearranjadas a partir das interpelações advindas das práticas interdisciplinares? Que assimetrias são produzidas na interação entre professores experientes e professores iniciantes na produção de práticas interdisciplinares? Do ponto de vista metodológico, os princípios benjaminianos da narrativa norteiam a construção do campo empírico, operando com o conceito de mônadas, conforme desenvolvido em Petrucci-Rosa et. alli (2011)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador / João Henrique Candido Moura - Integrante / Tania Cristina de Assis Quintino Okubo - Integrante / Regina Célia Moretti - Integrante.

2009 - 2015 - Formação Docente em Disciplinas Escolares: Políticas e identidades no contexto da cultura escolar - Processo: 475137/2008 6 CNPq - Universal

Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende investigar articulações entre formação de professores em campos disciplinares, reformas curriculares em nível de ensino médio e a noção de identidade docente. O contexto da pesquisa envolve professores em formação inicial, nos cursos de licenciatura da universidade, bem como professores experientes em serviço na escola básica. Os discursos a respeito de integração curricular serão problematizados no contato com as múltiplas interpelações que constituem identidades docentes. Como pressupostos teóricos, o projeto se apóia nas noções de cultura e identidade tal como se apresenta em contribuições de autores como Michel de Certeau e Stuart Hall. A metodologia adotada está baseada na narrativa a qual será focalizada nas entrevistas com professores participantes da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador / Tânia Cristina de Assis Quintino - Integrante / Tacita Ansanello Ramos - Integrante / Ana Carolina Garcia de Oliveira - Integrante / Elisabete Rampini - Integrante / Ana Maria Moretti - Integrante / Carlos Augusto da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Auxílio financeiro.

2009 - 2015 - Formação Docente em disciplinas escolares: identidades e políticas no contexto do cotidiano escolar

Descrição: Esse projeto de pesquisa investiga articulações entre formação de professores em campos disciplinares, reformas curriculares em nível de ensino médio e a noção de identidade docente. O contexto da pesquisa envolve professores em formação inicial, nos cursos de licenciatura da universidade, bem como professores experientes em serviço na escola básica. Os discursos a respeito de integração curricular serão problematizados no contato com as múltiplas interpelações que constituem identidades docentes. Como pressupostos teóricos, o projeto se apóia nas noções de cultura e identidade tal como se apresenta em contribuições de autores como Michel de Certeau, Walter Benjamin e Stuart Hall. A metodologia adotada está baseada na narrativa a qual será focalizada nas entrevistas com professores participantes da pesquisa. BOLSA PRODUTIVIDADE CNPq Processo no. 306053/2009-8.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S Rosa - Coordenador.

bottom of page