2016 - Atual

As disciplinas escolares e o currículo narrado no Facebook: um estudo sobre as comunidades "Professores de..."

Descrição: O presente projeto se propõe a investigar como as disciplinas escolares são narradas em comunidades virtuais denominadas Professores de..., presentes na rede social Facebook. Para isso, parte de um referencial teórico advindo das contribuições de Ivor Goodson, em especial, a compreensão de que existem tradições que marcam a natureza das disciplinas escolares e, adota como método a análise documental do material presente na rede, com especial atenção para as postagens presentes nas referidas comunidades. Nesse contexto, o presente projeto pretende investigar como disciplinas escolares são narradas nas comunidades de professores na rede social Facebook. A escolha pela rede se justifica à medida que nos últimos anos, o acesso e a criação de comunidades com esse tema cresceram acentuadamente, passando a compor o rol de discursos constitutivos das disciplinas escolares no currículo da educação básica. Para Lopes (2005), há um hibridismo de discursos que constituem as disciplinas escolares. Dentre eles, destacamos nesse projeto, os discursos advindos da rede social, frequentada virtualmente por professores de diferentes disciplinas escolares. Com esse investimento teórico analítico, o projeto pretende contribuir para uma maior compreensão acerca dos discursos presentes na constituição das disciplinas escolares no cenário das políticas curriculares do Ensino Médio contemporâneo.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa – Coordenador; Bianca Cavalcanti Martins - Integrante; Bruno Ferrari - Integrante; e Fernanda Montija - Integrante.

 

2015 - Atual

Disciplinas escolares no ensino médio brasileiro: deslocamentos a partir da base nacional comum curricular e de propostas curriculares estaduais

Descrição: A presente proposta é constituída por um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Unicamp-S.P., com preocupação principal voltada para alguns dos efeitos produzidos a partir da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, desenvolvida pelo Ministério da Edu-cação. De fato, observa-se que desde o início do presente século, as políticas públicas curri-culares voltadas para o Ensino Médio vem preconizando o trabalho pedagógico em áreas de conhecimento, colocando em segundo plano o fortalecimento das disciplinas escolares em suas dinâmicas particulares. Trabalhando com referencial teórico do campo do currículo, notadamente as contribuições do prof. Ivor Goodson (Universidade de Brighton? U.K.), pretende-se compreender como a noção de disciplina escolar vem sendo considerada nos documentos curriculares e quais os impactos pretendidos pelas propostas curriculares no trabalho pedagógico disciplinar sempre em tensão com as possibilidades de práticas interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, será constituído um acervo com os documentos curriculares oriundos da BNCC e também das propostas curriculares estaduais consideradas para elaboração da BNCC. Além disso, serão realizadas entrevistas com elaboradores do documento curricular BNCC, as quais serão desenvolvidas na perspectiva de narrativas.

 

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa – Coordenador; Maurício Compiani – Integrante; Claudia Amoroso Bortolato – Integrante; Sílvia Fernanda de Mendonça Figuerôa – Integrante; Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias – Integrante; e Henrique de Carvalho Calado - Integrante.

 

2013 - Atual

Formação Docente em Disciplinas Escolares: compreendendo formas de integração curricular no Ensino Médio

 

Descrição: Este projeto de pesquisa se apresenta como um desdobramento da investigação desenvolvida anteriormente entre 2009-2012, que focalizou principalmente as narrativas de professores experientes frente às tensões provenientes entre sua formação disciplinar (professor de...) e a constituição identitária de seu campo profissional. Nesse âmbito, foi possível depreender a permanência da disciplina escolar como uma espécie de nicho ou de blindagem que marca a presença dos educadores na escola, tornando-os praticantes da cultura da escola, que é marcada por ritos e tradições. A formação disciplinar se articula às redes de poder e de disputa que se coadunam na produção dos saberes escolares que configuram o currículo do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. A busca de compreensão dessa problemática se dá no encontro com os documentos curriculares (BRASIL,1999; 2006) que preconizam práticas curriculares integradas para o Ensino Médio que, a princípio, parecem estar ainda longe de se aproximarem das tradições escolares e que de alguma forma, mesmo que palidamente, produzem tensões em identidades docentes disciplinares. Nessa perspectiva, as questões de pesquisa que norteiam o projeto aqui apresentado são expressas da seguinte maneira: Considerando o esmaecimento das práticas interdisciplinares no Ensino Médio, quais seriam as potencialidades do envolvimento de professores em formação inicial na cultura da escola dinamizando tais práticas? Como as identidades docentes disciplinares já forjadas no contexto das licenciaturas são fragmentadas e rearranjadas a partir das interpelações advindas das práticas interdisciplinares? Que assimetrias são produzidas na interação entre professores experientes e professores iniciantes na produção de práticas interdisciplinares? Do ponto de vista metodológico, os princípios benjaminianos da narrativa norteiam a construção do campo empírico, operando com o conceito de mônadas, conforme desenvolvido em Petrucci-Rosa et. alli (2011).

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa – Coordenador; João Henrique Candido Moura – Integrante; Tania Cristina de Assis Quintino Okubo – Integrante; e Regina Célia Moretti - Integrante.

 

2009 - 2015

Formação Docente em Disciplinas Escolares: Políticas e identidades no contexto da cultura escolar - Processo: 475137/2008 6 CNPq – Universal

Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende investigar articulações entre formação de professores em campos disciplinares, reformas curriculares em nível de ensino médio e a noção de identidade docente. O contexto da pesquisa envolve professores em formação inicial, nos cursos de licenciatura da universidade, bem como professores experientes em serviço na escola básica. Os discursos a respeito de integração curricular serão problematizados no contato com as múltiplas interpelações que constituem identidades docentes. Como pressupostos teóricos, o projeto se apóia nas noções de cultura e identidade tal como se apresenta em contribuições de autores como Michel de Certeau e Stuart Hall. A metodologia adotada está baseada na narrativa a qual será focalizada nas entrevistas com professores participantes da pesquisa.

Situação: Concluído.

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa – Coordenador; Tânia Cristina de Assis Quintino – Integrante; Tacita Ansanello Ramos – Integrante; Ana Carolina Garcia de Oliveira – Integrante; Elisabete Rampini – Integrante; Ana Maria Moretti – Integrante; e Carlos Augusto da Silva - Integrante.

 

2009 – 2015

Formação Docente em disciplinas escolares: identidades e políticas no contexto do cotidiano escolar

Descrição: Esse projeto de pesquisa investiga articulações entre formação de professores em campos disciplinares, reformas curriculares em nível de ensino médio e a noção de identidade docente. O contexto da pesquisa envolve professores em formação inicial, nos cursos de licenciatura da universidade, bem como professores experientes em serviço na escola básica. Os discursos a respeito de integração curricular serão problematizados no contato com as múltiplas interpelações que constituem identidades docentes. Como pressupostos teóricos, o projeto se apóia nas noções de cultura e identidade tal como se apresenta em contribuições de autores como Michel de Certeau, Walter Benjamin e Stuart Hall. A metodologia adotada está baseada na narrativa a qual será focalizada nas entrevistas com professores participantes da pesquisa. BOLSA PRODUTIVIDADE CNPq Processo no. 306053/2009-8.

Situação: Concluído;

Natureza: Pesquisa.

Integrante: Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa - Coordenador.